O Projeto Recôncavo Sustentável foi idealizado pelo Instituto Popular do Recôncavo, instituição sediada em Saubara – Bom Jesus dos Pobres – Ba, constituída com o intuído de realizar projetos e ações multidisciplinares que ampliem, propiciem e conquistem novas oportunidades de crescimento para o Recôncavo Baiano. Este projeto foi contemplado pelo Edital da Década Afro Descendente 2020, promovido pela Secretaria de Igualdade Racial do Estado da Bahia, o qual conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Saubara, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e da Associação dos Artesãos de Saubara – Casa das Rendeiras.
As ações do projeto foram realizadas em Saubara, nos meses de dezembro 2020, janeiro e fevereiro 2021. Inicialmente foi realizado o minicurso: “O enfrentamento ao racismo e o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais em tempos de pandemia”, em seguida foram confeccionadas e distribuídas mil máscaras e por fim, foi entregue esta loja virtual, que tem como objetivo auxiliar o empreendedorismo solidário, através da venda de produtos construídos pelas artesãs que fazem parte da Associação de Artesãos de Saubara.
A partir destas ações, as mulheres beneficiadas pelo Recôncavo Sustentável estarão mais motivadas a desenvolver seus ofícios de artesãs, fazendo rendas de bilros, sacolas, esteiras e bocapios de palhas trançadas, dentre muitas destas peças oferecidas aqui e na loja física no Centro de Saubara.
Desejamos que estes produtos artesanais alcancem novas praças, novos estados, novos países e que também tragam visitantes para conhecerem de perto como são produzidas estas belas peças, assim como, venham conhecer o Instituto Popular do Recôncavo, localizado no distrito de Saubara; em Bom Jesus dos Pobres, numa bela praia do Recôncavo Baiano.
Sejam bem vindos ao Recôncavo!

Foi disponibilizada na internet a Loja virtual: www.casadasrendeiras.org.br, construída através da parceria com o Instituto Popular do Recôncavo, com recursos do edital da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
A associação realiza cursos para jovens e adolescentes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Saubara, com a qual é conveniada.
- A associação estabelece parceria com o Instituto Popular do Recôncavo para a realização do Projeto Recôncavo Sustentável.
- A associação torna-se Ponto de Cultura, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
- Recebe o prêmio de construção do Arquivo virtual da Associação.
- Ganha o projeto Geração de renda que permitiu fazer a reforma da cozinha, construção do escritório e compra de equipamentos eletrônicos.
- Desde o início da pandemia, a associação produz máscaras de tecido e de renda de bilro, visando auxiliar a prevenção ao covid19.
A associação recebe da Prefeitura Municipal de Saubara, a reforma da casa do fundo.
A associação ganha mais uma vez, o prêmio TOP 100, do Sebrae do Rio de Janeiro.
Através da parceria com Marcia Ganem, modelos desfilaram com roupas de renda de bilro e bolsas de palha de Ouricuri.
Foi realizada uma nova reforma na sede da Associação, através da CAR financiado pelo BNDS.
A associação ganha o prêmio TOP 100, pelo Sebrae de São Paulo.
Associação estabelece parceria com a estilista Márcia Ganem para a confecção de roupas com renda de bilro.
Foi realizada uma reforma na sede com o apoio do IPHAN e a construção da casa do fundo, o que permitiu a ampliação do espaço.
A associação inicia convênio com a Prefeitura Municipal de Saubara, até os dias de hoje.
Foi constituída a Associação dos Artesãos de Saubara, com artesãos que trabalham com renda de bilro e de palha de ouricuri.
A Casa das Rendeiras promove diversos Cursos de Renda de Bilro para jovens, adultos e idosas.
Inauguração da sede da Casa das Rendeiras, na época com 83 rendeiras.
Início da construção da Casa das Rendeiras, com a doação da Paróquia São Quirino, através do Grupo Missionário de Correggio - Itália.